
Teatro e tradução
Inédita em português, a obra de Margherita Laera examina o papel da tradução e da tradução teatral, seu impacto na globalização do teatro e nos debates sobre identidade e pertencimento.
65,00
Inédita em português, a obra de Margherita Laera examina o papel da tradução e da tradução teatral, seu impacto na globalização do teatro e nos debates sobre identidade e pertencimento.
65,00
"Dramas para negros e prólogo para brancos" traz nove peças escritas especialmente para o Teatro Experimental do Negro (TEN), organizadas nessa coletânea por Abdias Nascimento, um dos fundadores e principal articulador do grupo.
159,00
"Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come", de 1966, tematiza os conflitos no campo, entre trabalhadores, proprietários e políticos locais, que se intensificaram sob o regime vigente após o golpe civil-militar em 1964. Lançando mão do humor e do sarcasmo, ela desenvolve uma apurada crítica social ao trabalhar os dilemas vividos pelo protagonista Roque, que, em sua luta diária pela vida, se vê pressionado a praticar atos que prejudicam seus semelhantes, assim como obrigado a driblar pessoas da elite econômica e política.
85,00
Escrita em 1971, "Nossa vida em família", elaborada em um contexto de arrocho salarial e crise no sistema nacional de habitação, coloca nos palcos a temática da dissolução da instituição "família" enquanto núcleo inabalável da vida social.
79,00
Penúltimo texto de Oduvaldo Vianna Filho, "Allegro desbundaccio" dá forma a novos elementos que passaram a estar presentes na vida da classe média no Brasil, como o crescimento da indústria cultural e internacionalização, assim como o advento da Contracultura.
79,00
Explorando os efeitos da colonização sobre a cultura e identidade dos povos nativos, e também debatendo sobre as relações de poder e controle entre colonizador e colonizado, Aimé Césaire faz releitura da peça "A tempestade", de William Shakespeare.
68,00
Releitura de "Macbeth", de William Shakespeare, "Macbett" traz o tema do assassinato em nova escala, dando lugar aos homicídios em massa e à violência, que se expande para além dos palcos.
72,00
A história de "Savannah Bay" é a da construção de uma história que nunca se completa, ou, quando muito, se completaria apenas por atividade do leitor ou espectador
64,00
Escrita desde 1899 e encenada em 1901, a peça une criações anteriores do autor, refletindo sua experiência em circos e cabarés. Como é comum na literatura de Wedekind, este texto desafia convenções sociais, abordando a nobreza, as classes populares e as aspirações modernas em uma época de transição
58,00
O argumento desta obra, escrita em 1979 pela Nobel de Literatura Elfriede Jelinek, nasce de um interesse que sempre moveu a atividade criadora da autora: resgatar figuras femininas, reais ou literárias, como forma de tematizar questões sociais profundas e complexas
68,00
Escrita pelo togolês Kossi Efoui no início da década de 1990, esta peça verte em poesia vidas ressecadas pelo autoritarismo, vidas daqueles que, nas palavras de um dos personagens, precisaram aprender a se confundir com o cenário para poderem se manter vivos
49,00
Publicada em 1967, esta peça, com tradução inédita em português brasileiro, abarca cronologicamente os acontecimentos que se deram na República Democrática do Congo entre 1959 e 1961, retomando os eventos políticos da independência e da subsequente nomeação de Patrice Lumumba como primeiro-ministro, indo até o assassinato do líder congolês, que resistiu e lutou pela libertação de seu país
64,00
Um casal há muito tempo separado se encontra para formalizar o divórcio. No salão do hotel em que uma vez moraram juntos, se lançam para uma conversa derradeira. Assim começa "La Musica", de Marguerite Duras, escrita em 1965. Vinte anos depois, em 1985, a escritora concebe "La Musica segunda", adaptada a partir da primeira versão. As peças, inéditas em livro no Brasil, ganham agora edição crítica
74,00
Em nova tradução brasileira, feita diretamente do alemão, esta peça que contribuiu para definir os rumos do teatro no século XX inaugura a coleção de teatro moderno da Temporal
48,00
Neste livro, que inaugura a coleção de ensaios da Temporal, Sarrazac rejeita a “crítica de teatro” – entendida como uma crítica estritamente jornalística – e propõe uma “crítica do teatro”. Isto é, um debate mais profundo a respeito da própria ideia do teatro, cujo propósito maior não é o de julgar, mas o de avaliar. Para o autor, tal estado se mantém no exame, na observação e na análise de seu objeto, que, aqui, trata-se do teatro propriamente dito.
68,00
Escrita em 1965, esta peça sintetiza as dificuldades do engajamento político, as disputas em torno das diferentes correntes estéticas da arte e os dilemas éticos e materiais enfrentados pela esquerda brasileira a partir da ruptura institucional de 1964
56,00
Primeira incursão lírica de Oduvaldo Vianna Filho, nesta peça de 1966 um casal discute sua separação iminente, relembra os anos de matrimônio e revela conflitos mais profundos que se misturam aos impasses que vive o Brasil pós-1964
56,00
Escrita em 1970, esta peça lança luz sobre um homem dividido entre a solidariedade e a ambição, a liberdade e a monogamia, a escolha de seu próprio país ou a vida fora dele
52,00
Desde sua polêmica montagem de estreia, em 1977, esta peça de Botho Strauss tem sido motivo de debate, seja pela ausência do drama ou pelo retrato contundente da crise da subjetividade da classe média
72,00
Neste ano em que se completam 75 anos do lançamento da bomba atômica em Hiroshima, esta peça traz um ponto de vista ainda não observado do acontecimento: o da natureza.
58,00
Escrita em 1988, esta polêmica peça de Thomas Bernhard traz uma reflexão crítica sobre o nacionalismo e o antissemitismo na Áustria moderna
60,00
Nesta peça, o célebre dramaturgo britânico David Hare desvenda as impetuosas decisões por trás do modelo econômico capitalista que levaram à crise financeira de 2008 e seus ecos nos dias atuais
60,00
No box "Três peças da Companhia do Latão", a Temporal lança, em edição inédita e especial, as peças: "Os que ficam", "O pão e a pedra" e "Lugar nenhum". As obras são de autoria do dramaturgo Sérgio de Carvalho, em colaboração com o grupo teatral Companhia do Latão, e lançam olhar sobre o Brasil das décadas de 1960, 1970 e 1980, a partir de perspectivas, personagens e episódios distintos
145,00
Escrita em 2015, "Os que ficam" apresenta uma reflexão sobre as dificuldades da arte política na atualidade, a partir do retrato de um grupo de artistas que ensaia a peça "Revolução na América do Sul", de Augusto Boal, na década de 1970, período de endurecimento da ditadura civil-militar no Brasil
52,00
Em 1979, mais de setenta mil trabalhadores ocuparam o estádio de futebol da Vila Euclides, em São Bernardo do Campo, para debater a greve que, entre paralisações e tréguas, durou sessenta dias. Quarenta anos depois, em 2016, a publicação de "O pão e a pedra" traz à cena os principais agentes daquele momento histórico
60,00
Escrita em 2018, em comemoração aos vinte anos da Companhia do Latão, "Lugar nenhum" é uma peça-ensaio em que são exploradas as contradições e a paralisia de parte da intelectualidade brasileira frente às mudanças históricas que o país então vivia no fim da década de 1960
48,00
Peça nunca publicada de Oduvaldo Vianna Filho, de 1969, apresenta os mecanismos e jogos de interesses do telejornalismo brasileiro com surpreendente atualidade
45,00
Escrito em 1968, Papa Highirte é o trabalho teatral mais significativo sobre o esforço da esquerda perante o autoritarismo, a tortura e a repressão dos anos mais duros do governo militar
45,00
Última peça de Oduvaldo Vianna Filho, Rasga coração é editada depois de 38 anos, acompanhada da pesquisa que lhe serviu de base
65,00