“Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”: Oduvaldo Vianna Filho se junta a Ferreira Gullar em história de resistência na forma de cordel


- crítica teatral
artigo por LUIZ ANTONIO RIBEIRO | Para começar agosto da melhor forma, Luiz Antonio Ribeiro escreve, para o Blog da Temporal, sobre a peça “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”, de Oduvaldo Vianna Filho e Ferreira Gullar, texto teatral que chegou recentemente ao nosso catálogo. Em seu artigo, Luiz aborda o fato de que Vianinha, ao elaborar tal obra, utilizou da veia popular, unida à intelectualidade, para tratar dos conflitos no campo, entre trabalhadores, proprietários e políticos locais, que se intensificaram sob o regime vigente após o golpe civil-militar em 1964.

Humor em Oduvaldo Vianna Filho


- crítica teatral
artigo por Thaís Leão Vieira | Para finalizar maio, Thaís Leão Vieira, aborda a questão do humor no teatro de Oduvaldo Vianna Filho, autor que é seu objeto de estudos enquanto pesquisadora. O seu foco neste artigo é a peça Allegro Desbundaccio, de 1973, penúltimo texto do dramaturgo. Ao criticar e retratar a realidade no momento em que concebia a obra, Vianna traz abordagem cômica que anda junto à percepção trágica do país, e é a partir disso que Vieira tecerá seu texto. Confira!

Aimé-Exu-Césaire: a construção da negritude ontem com a partir do texto-colonial hoje-


- crítica teatral
artigo por MARIA CAROLINA CASATI | Explorando a peça Uma tempestade, de Aimé Césaire, Maria Carolina Casati investiga as complexidades do colonialismo e da usurpação que o autor martinicano reinterpreta a partir de A Tempestade de William Shakespeare. Além disso, Casati destaca uma mudança crucial na perspectiva introduzida por Césaire: sua obra evidencia a presença significativa de Exu.

Meros joguetes


- crítica teatral
artigo por MARIA FERNANDA VOMERO. Nos encaminhando para o final de março, Maria Fernanda Vomero escreve sobre "Macbett", de Eugène Ionesco. Em seu artigo, a autora discorre sobre como a releitura de Ionesco cria um retrato tanto trágico quanto patético do exercício do poder.

Um breve panorama do catálogo da Temporal


- editorial
artigo por DIRCE WALTRICK DO AMARANTE: Para finalizar fevereiro, aprofunde-se no catálogo da Temporal a partir da visão de Dirce Waltrick Amarante, professora e estudiosa da área de artes cênicas. Em sua análise, Dirce ressalta a singularidade das publicações da editora, muitas das quais são inéditas no Brasil ou há muito tempo estão fora de circulação. Confira!

Valorização do teatro nacional: alguns apontamentos históricos


- história do teatro
artigo por JESSICA BANDEIRA: Dando sequência às discussões sobre a valorização da dramaturgia nacional, Jessica Bandeira, tradutora e pesquisadora de história do teatro brasileiro, lança luz sobre as políticas implementadas para fomentar o teatro nacional durante os anos 30, sob o governo de Getúlio Vargas. Em sua análise, Jessica destaca o papel crucial dessas iniciativas no fortalecimento da identidade cultural do país e no estímulo à produção da dramaturgia.

Retrospectiva Temporal 2023


- editorial
No início de 2024, aproveitamos o momento inicial do ano para fazer uma breve retrospectiva das nossas publicações de 2023. Confira os comentários sobre as obras tecidos pelo Diretor Editorial da Temporal, Philippe Curimbaba Freitas!

O testemunho da ausência em "Savannah Bay"


- crítica teatral
artigo por LAURA MASCARO | Para finalizar outubro, Laura Mascaro escreve sobre a questão do testemunho de eventos não vividos e os consequentes impactos dessas lacunas em "Savannah Bay", de Marguerite Duras. Destaca-se, pela participação indireta em tais eventos, o testemunho em segunda mão, onde a memória desempenha um papel central. Própria da literatura durasiana, em "Savannah Bay" lemos a atividade de (re)escritura, que envolve lembrança, esquecimento, imaginação e recriação do passado no presente.

Por trás da porta: possibilidade e grotesco em “O que aconteceu após Nora deixar a Casa de Bonecas ou Pilares das Sociedades”, de Elfriede Jelinek


- crítica teatral
artigo por GIOVANA PROENÇA | Em texto para o Blog da Temporal, Giovana Proença escreve sobre “O que aconteceu após Nora deixar a Casa de Bonecas ou Pilares das Sociedades”, peça da austríaca Elfriede Jelinek. Em sua análise, Giovana ressalta o grotesco e seus desdobramentos nas dinâmicas entre os personagens e o contexto em que estão inseridos.

A revolução é dos que ficam: pequenas breves notas sobre “Os que ficam”


- crítica teatral
artigo por LUIZ ANTONIO RIBEIRO — Para finalizar outubro, o Blog da Temporal traz artigo de Luiz Antonio Ribeiro, idealizador do Jornal Nota, sobre a peça “Os que ficam”, de Sérgio de Carvalho com colaboração da Companhia do Latão, obra do catálogo de dramaturgia nacional da Temporal. Em seu texto, Luiz explora a relação entre “Os que ficam” e “Revolução na América do Sul”, de Augusto Boal