Sobre "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come"


- crítica teatral
artigo por FERNANDO MARQUES — Como parte da Ocupação Vianinha, projeto da Temporal para incentivar a leitura e a interpretação de obras de Oduvaldo Vianna Filho, nesta quinzena, o escritor, compositor e professor da UnB Fernando Marques traz para o Blog trecho de sua análise da peça Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come, parceria entre Vianinha e Ferreira Gullar

O teatro documental de Peter Weiss em um trecho de Marat/Sade


- editorial
Nesta quinzena, trazemos para o Blog um trecho da peça "Perseguição e assassinato de Jean-Paul Marat representados pelo grupo teatral do hospício de Charenton sob a direção do senhor de Sade", escrita a partir de 1963 pelo dramaturgo alemão Peter Weiss e estreada no ano seguinte em Berlim Ocidental

Viva Vianna


- editorial
Tal como Vianinha, Paulo Pontes [1940–1976] foi um homem de teatro. Um exemplo de amor à cultura de seu povo. Tal como Vianinha, Paulo Pontes morreu prematuramente. Pouco depois de seu colega e amigo. Vítima do mesmo mal. No texto seguinte, Paulo Pontes conta a história de seu encontro com Vianinha. A amizade, o trabalho. Sobretudo, Paulo Pontes dá seu depoimento a respeito da figura e da obra de Oduvaldo Vianna Filho.

A utopia dos estudantes chilenos em uma cena de Andrés Kalawski


- editorial
Nesta quinzena compartilhamos um trecho da oitava cena de Diez mil cosas [Dez mil coisas], peça do dramaturgo chileno Andrés Kalawski Isla. Tematizando os acontecimentos do movimento estudantil chileno entre 2011–12, a ação da peça busca compreensão do contexto político-social sem, no entanto, valer-se de explicações teóricas ou didatismos. Um dos expoentes do teatro latino-americano contemporâneo, Kalawski faz uso de uma linguagem simples e ao mesmo tempo profunda, mobilizando episódios reais, para ampliar os sentidos e levar ao primeiro plano a experiência humana em si e sua relação com a ideologia e o amor.

"Trilogia do reencontro", ou o encontro impossível


- crítica teatral
artigo por RODRIGO ALVES DO NASCIMENTO E PRISCILA NASCIMENTO MARQUES — Neste artigo, os professores e pesquisadores Priscila Nascimento Marques e Rodrigo Alves do Nascimento destrincham as características herdadas de “Os veranistas”, do escritor russo Maksim Górki, pelo dramaturgo Botho Strauss, em “Trilogia do reencontro”, peça de 1976 em que as subjetividades decadentes também lembram Tchékhov.

Os quinze dias que abalaram os patrões do ABC


- crítica teatral
artigo por KÁTIA RODRIGUES PARANHOS — Em comemoração à importante data em que se celebra o Dia do Trabalhador, neste Primeiro de Maio, a convite da Temporal, a professora e pesquisadora em história Kátia Rodrigues Paranhos, da Universidade Federal de Uberlândia, comenta aspectos da história operária universal a partir da perspectiva da formação política e cultural dos trabalhadores, até chegar aos episódios da greve de 1979–80 no ABC paulista, com foco na efervescência cultural que emergia daqueles encontros políticos de reivindicação, aspectos que podem ser vistos na obra "O pão e a pedra", de Sérgio de Carvalho, que integra nosso catálogo

Sagacidade e sensibilidade: o escritor Botho Strauss faz 70 anos


- crítica teatral
artigo por MICHAEL KRUGER, traduzido por ALICE DO VALE — Praticamente desconhecido no Brasil, Botho Strauss é um dramaturgo preocupado sobretudo com as nuances e detalhes do texto visando a encenação. Nesta quinzena, a Temporal traz as palavras do editor alemão de Strauss, Michael Krüger, escritas para a imprensa alemã em 2014, em comemoração ao aniversário de 70 anos do autor, a fim de lançar luz sobre uma figura enigmática, porém central para a dramaturgia alemã contemporânea

Manifesto pela valorização da leitura de textos teatrais


- editorial
Diante do contexto atual, para celebrar o Dia Internacional do Teatro, a Temporal em conjunto com editoras parceiras convidam à leitura e ao apoio de um manifesto pela leitura de textos teatrais no Brasil

Apontamentos sobre “Eles não usam black-tie”


- crítica teatral
artigo por GUSTAVO ASSANO — Ao destacar o que chama de o “status lendário” de uma das peças mais célebres da história teatral brasileira, o pesquisador se lança a uma investigação sobre as vantagens e desvantagens, do ponto de vista da crítica, de tratar de obras teatrais canônicas .

Thomas Bernhard, o Struwwelpeter da literatura de língua alemã


- crítica teatral
artigo por SAMIR SIGNEU — Em fevereiro, relembramos o aniversário de Thomas Bernhard, e, para celebrar a ocasião, Samir Signeu, especialista e estudioso do autor, tece, exclusivamente para o Blog da Temporal, um retrato preciso sobre as vivências, a personalidade e a intersecção entre a biografia e a literatura bernhardiana