A utopia dos estudantes chilenos em uma cena de Andrés Kalawski


- editorial
Nesta quinzena compartilhamos um trecho da oitava cena de Diez mil cosas [Dez mil coisas], peça do dramaturgo chileno Andrés Kalawski Isla. Tematizando os acontecimentos do movimento estudantil chileno entre 2011–12, a ação da peça busca compreensão do contexto político-social sem, no entanto, valer-se de explicações teóricas ou didatismos. Um dos expoentes do teatro latino-americano contemporâneo, Kalawski faz uso de uma linguagem simples e ao mesmo tempo profunda, mobilizando episódios reais, para ampliar os sentidos e levar ao primeiro plano a experiência humana em si e sua relação com a ideologia e o amor.

"Trilogia do reencontro", ou o encontro impossível


- crítica teatral
artigo por RODRIGO ALVES DO NASCIMENTO E PRISCILA NASCIMENTO MARQUES — Neste artigo, os professores e pesquisadores Priscila Nascimento Marques e Rodrigo Alves do Nascimento destrincham as características herdadas de “Os veranistas”, do escritor russo Maksim Górki, pelo dramaturgo Botho Strauss, em “Trilogia do reencontro”, peça de 1976 em que as subjetividades decadentes também lembram Tchékhov.

Os quinze dias que abalaram os patrões do ABC


- crítica teatral
artigo por KÁTIA RODRIGUES PARANHOS — Em comemoração à importante data em que se celebra o Dia do Trabalhador, neste Primeiro de Maio, a convite da Temporal, a professora e pesquisadora em história Kátia Rodrigues Paranhos, da Universidade Federal de Uberlândia, comenta aspectos da história operária universal a partir da perspectiva da formação política e cultural dos trabalhadores, até chegar aos episódios da greve de 1979–80 no ABC paulista, com foco na efervescência cultural que emergia daqueles encontros políticos de reivindicação, aspectos que podem ser vistos na obra "O pão e a pedra", de Sérgio de Carvalho, que integra nosso catálogo

Sagacidade e sensibilidade: o escritor Botho Strauss faz 70 anos


- crítica teatral
artigo por MICHAEL KRUGER, traduzido por ALICE DO VALE — Praticamente desconhecido no Brasil, Botho Strauss é um dramaturgo preocupado sobretudo com as nuances e detalhes do texto visando a encenação. Nesta quinzena, a Temporal traz as palavras do editor alemão de Strauss, Michael Krüger, escritas para a imprensa alemã em 2014, em comemoração ao aniversário de 70 anos do autor, a fim de lançar luz sobre uma figura enigmática, porém central para a dramaturgia alemã contemporânea

Manifesto pela valorização da leitura de textos teatrais


- editorial
Diante do contexto atual, para celebrar o Dia Internacional do Teatro, a Temporal em conjunto com editoras parceiras convidam à leitura e ao apoio de um manifesto pela leitura de textos teatrais no Brasil

Apontamentos sobre “Eles não usam black-tie”


- crítica teatral
artigo por GUSTAVO ASSANO — Ao destacar o que chama de o “status lendário” de uma das peças mais célebres da história teatral brasileira, o pesquisador se lança a uma investigação sobre as vantagens e desvantagens, do ponto de vista da crítica, de tratar de obras teatrais canônicas .

Thomas Bernhard, o Struwwelpeter da literatura de língua alemã


- crítica teatral
artigo por SAMIR SIGNEU — Em fevereiro, relembramos o aniversário de Thomas Bernhard, e, para celebrar a ocasião, Samir Signeu, especialista e estudioso do autor, tece, exclusivamente para o Blog da Temporal, um retrato preciso sobre as vivências, a personalidade e a intersecção entre a biografia e a literatura bernhardiana

Exposição do vazio dos rituais sociais em “Trilogia do reencontro”, de Botho Strauss


- crítica teatral
artigo por ANNA STEGH CAMATI — Em uma das primeiras análises da tradução inédita de “Trilogia do reencontro”, dramaturgia de Botho Strauss lançada este mês pela Temporal, a pesquisadora Anna Stegh Camati volta seu olhar para a construção – ou a desconstrução – dos personagens na peça, e trata de sua relação intrínseca com as artes plásticas

Apontamentos sobre alguns coletivos teatrais de rua na produção brasileira de teatro


- crítica teatral
artigo por ALEXANDRE MATE — Histórico militante dos teatros de grupo e de rua no Brasil, o professor e pesquisador Alexandre Mate apresenta, em texto inédito para o Blog da Temporal, um recorte de experiências teatrais contemporâneas realizadas em espaço público, e comenta o restrito espaço – às vezes, inexistente – que tais manifestações encontram no ambiente universitário

Dramaturgia em diálogo: conexões entre França, Brasil e Japão


- entrevista
O autor de "Eu, Ota, rio de Hiroshima" responde com exclusividade para o Blog da Temporal questões sobre dramaturgia, sobre sua relação com o teatro francês e o de fora da França, inclusive o brasileiro, além de eleger suas principais inspirações para a escrita das obras