Publicada originalmente no jornal "Movimento" (1975-81), a crítica escrita pela jornalista Ilvaneri Penteado há mais de quarenta anos destaca aspectos do pensamento de Oduvaldo Vianna Filho sobre o fazer teatral e o fazer político. Ao lembrar a trajetória de censuras impostas às duas últimas peças do autor – "Rasga coração" e "Papa Highirte" –, Penteado resume certeiramente as razões pelas quais os dois textos permanecem atuais nos dias de hoje.
A atualidade de Augusto Boal: uma cena de "Revolução na América do Sul"
-
editorial
Dando continuidade à seção dedicada aos trechos de peças teatrais, que iniciamos há um mês com uma passagem de “A gaivota”, de Tchékhov, hoje trazemos aos leitores uma cena da peça "Revolução na América do Sul", de Augusto Boal (1931–2009)
Hoje, no Blog da Temporal, inauguramos uma seção de trechos teatrais com o objetivo de expandir, para além de nosso próprio catálogo, a discussão da dramaturgia contemporânea. No que diz respeito às referências e às influências dos autores contemporâneos, as obras canônicas podem nos dar pistas e aprofundar o entendimento dos textos atuais. O primeiro trecho selecionado é de "A gaivota", de Anton Tchékhov (1860-1904)
De um Brasil em crise, teatro para sentipensar: "Lugar nenhum"
-
crítica teatral
artigo por VIVIAN MARTÍNEZ TABARES — Em artigo para a revista cubana "La Jiribilla", a escritora, professora e crítica Vivian Martínez Tabares destaca a consistência artística e a atualidade do exercício teatral que se constrói na peça “Lugar nenhum”, de Sérgio de Carvalho, à luz da crise do investimento público no setor artístico brasileiro, aprofundada pela pandemia da Covid-19
No cenário da leitura no Brasil, o gênero teatral muitas vezes figura como coadjuvante. Quais são suas características? Seus principais expoentes? Por que começar a ler dramaturgia? Convidando-nos ao universo da literatura teatral, este texto ensaia algumas respostas a essas perguntas.
artigo por HERBERT BIANCHI — Herbert Bianchi nos conta o histórico que antecede o uso da técnica verbatim no teatro, sua influência, de início, no cenário britânico, e comenta a chegada da técnica e seus desdobramentos no Brasil
Pouco antes de falecer, em entrevista concedida a Luís Werneck Vianna, Oduvaldo Vianna Filho descreve sua peça "Rasga coração" como uma síntese entre o drama ficcional e as justaposições realizadas pelo Grupo Opinião, definindo-a como uma “colagem monodramática”
A ilustradora Helena Sbeghen conta sobre o processo criativo por trás das ilustrações das capas dos livros da coleção Oduvaldo Vianna Filho e sobre o que a inspira em seus trabalhos
Publicado originalmente no jornal Fato novo, em 1970, o texto a seguir de Anatol Rosenfeld comenta a peça 'A longa noite de Cristal", de Oduvaldo Vianna Filho, e a montagem dirigida por Celso Nunes no mesmo ano
Tin Urbinatti fala de sua experiência como diretor de teatro, das vivências no movimento estudantil e na luta política, sobre a montagem de Papa Highirte, a obra de Oduvaldo Vianna Filho e comenta o panorama político atual brasileiro