Um trecho do humor de Albee: conheça "Três mulheres altas"


- editorial
Para encerrar o ano, nosso blog traz aos leitores e leitoras uma passagem da peça “Três mulheres altas” escrita no início dos anos 1990 pelo dramaturgo estadunidense Edward Albee (1928–2016) e lançada em 1994

Da certeza melancólica aos ensaios políticos


- crítica teatral
artigo por FABIO LUÍS F. N. FRANCO — Para encerrar o mês de novembro, o psicanalista e doutor em filosofia Fábio Franco apresenta, especialmente para o Blog da Temporal, uma leitura crítica e comparada entre três importantes obras de nosso catálogo: "Praça dos Heróis", "Papa Highirte" e "Os que ficam". A partir das posições políticas dos principais personagens das peças, o autor desenha um quadro de reações possíveis diante do autoritarismo e da violência

Subprime na ribalta


- crítica teatral
artigo por JOHN MILTON — Ao construir um panorama sobre a obra teatral de David Hare, John Milton, tradutor e professor da USP, destrincha os temas do autor, que, se a princípio parecem inaptos à dramaturgia, são matérias profícuas e dignas de tragédias shakesperianas nas cenas de Hare

Cia. Bonobo traz para o teatro uma reflexão sobre a democracia no Chile e na América Latina, bem como seus processos de exclusão social


- entrevista
Em entrevista à Temporal, o grupo chileno comenta sobre as contradições da democracia em seu país, tema sempre presente em suas peças, e como esse questionamento se desdobra na forma, nas temáticas e nas reflexões posteriores aos espetáculos

O estranho por trás da palavra


- crítica teatral
artigo por GITTA HONEGGER — Nesta quinzena, o nosso blog traz aos leitores o trecho de um ensaio de Gitta Honegger no qual a professora, diretora teatral e biógrafa de Thomas Bernhard apresenta alguns traços gerais dos personagens criados pelo dramaturgo, ressaltando o peso mortífero que a linguagem ossificada e a cultura humanista em decomposição exercem sobre as elites culturais, políticas e econômicas austríacas (mas também alemãs) do segundo pós-guerra, contexto de onde Berhnard extrai seus personagens centrais. Assim, embora focado na peça “Praça dos Heróis”, o excerto a seguir apresenta uma visão mais ampla a respeito da construção dos personagens bernhardianos.

Vianinha no CPC: um trecho da primeira experiência teatral para o povo


- editorial
Com esta cena de "A mais valia vai acabar, seu Edgar", o blog da Temporal traz um trecho do trabalho de Vianna no CPC, desenvolvido anteriormente às peças "Rasga coração", "Papa Highirte" e "A longa noite de Cristal"

Enfrentamentos de uma arte coletiva durante o isolamento


- crítica teatral
artigo por EDUARDO DA LUZ MOREIRA — A primeira postagem do mês de setembro de nosso Blog, traz um testemunho dos atores Chico Pelucio, Eduardo Moreira e Inês Peixoto, integrantes do Grupo Galpão, sobre a realidade de um coletivo de teatro em meio à pandemia e ao isolamento social

A ebulição do rio Ota de Hiroshima sob o olhar do dramaturgo Jean-Paul Alègre


- entrevista
Em entrevista ao site francês Theatre-contemporain, o autor apresenta o curioso fato que o motivou a escrever “Eu, Ota, o rio de Hiroshima” e conta suas principais inspirações para a criação dos personagens e dos ambientes da peça

Teatros negros no Brasil: aquilombamentos necessários


- crítica teatral
artigo por CRISTIANE SOBRAL — Convidamos nesta quinzena a escritora e pesquisadora Cristiane Sobral para nos apresentar um breve histórico da participação negra na arte teatral brasileira. Sobral comenta os célebres grupos e representantes dos teatros negros no país, sua atuação artística, política e pedagógica, e chama a atenção para a urgência de se fazer uma discussão sobre o tema também no teatro

O “atravessamento” da linguagem cinematográfica na peça teatral "Rasto atrás", de Jorge Andrade


- crítica teatral
artigo por ANTONIO GILBERTO — A dramaturgia moderna busca retirar de cena a ilusão que cercou, por vários anos, as peças clássicas, românticas e realistas. Os rompimentos com a linearidade tradicional e as vivências do tempo interior são as marcas deste novo teatro, do qual Jorge Andrade (1922–1984) é um exímio representante