Um breve panorama do catálogo da Temporal


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artigo por DIRCE WALTRICK DO AMARANTE: Para finalizar fevereiro, aprofunde-se no catálogo da Temporal a partir da visão de Dirce Waltrick Amarante, professora e estudiosa da área de artes cênicas. Em sua análise, Dirce ressalta a singularidade das publicações da editora, muitas das quais são inéditas no Brasil ou há muito tempo estão fora de circulação. Confira!

Retrospectiva Temporal 2023


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No início de 2024, aproveitamos o momento inicial do ano para fazer uma breve retrospectiva das nossas publicações de 2023. Confira os comentários sobre as obras tecidos pelo Diretor Editorial da Temporal, Philippe Curimbaba Freitas!

Ainda que Nora deixe a Casa de Bonecas


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artigo por ANGÉLICA CIGOLI FRANGELLA | Para finalizar setembro, Angélica Cigoli Frangella, graduanda em Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), escreve sobre as relações entre "Uma Casa de Bonecas", peça de Henrik Ibsen, e "O que aconteceu após Nora deixar a Casa de Bonecas ou Pilares das Sociedades", de Elfriede Jelinek, que dá continuidade às reflexões do dramaturgo norueguês. O texto teatral de Jelinek, autora austríaca vencedora do Prêmio Nobel e publicada pela Temporal em 2022, coloca o capitalismo e as discussões sobre o papel social das mulheres sob os holofotes. Confira!

Breve passeio pelo Prefácio à edição de "Marquês de Keith", de Frank Wedekind


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trecho de prefácio inédito por VINICIUS MARQUES PASTORELLI — Em celebração ao retorno de Frank Wedekind ao catálogo da Temporal, o Blog de hoje traz aos leitores e leitoras, em primeira mão, um fragmento do prefácio de "Marquês de Keith". A peça conta com prefácio, notas e tradução inédita de Vinicius Marques Pastorelli, formado em Letras pela Universidade de São Paulo (2009), com aperfeiçoamento em língua e cultura alemã pelo Herder-Institut de Leipzig (2013) e mestrado em Literatura Comparada pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP, com pesquisa sobre Kurt Weill e o jovem Bertolt Brecht (2014). Confira!

Breve passeio pelo Prefácio à edição de "Marquês de Keith", de Frank Wedekind


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trecho de prefácio inédito por VINICIUS MARQUES PASTORELLI — Em celebração ao retorno de Frank Wedekind ao catálogo da Temporal, o Blog de hoje traz aos leitores e leitoras, em primeira mão, um fragmento do prefácio de "Marquês de Keith". A peça conta com prefácio, notas e tradução inédita de Vinicius Marques Pastorelli, formado em Letras pela Universidade de São Paulo (2009), com aperfeiçoamento em língua e cultura alemã pelo Herder-Institut de Leipzig (2013) e mestrado em Literatura Comparada pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP, com pesquisa sobre Kurt Weill e o jovem Bertolt Brecht (2014). Confira!

Temporal relembra o ano de 2022


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Para adentrarmos o ano de 2023 com energias revigoradas e preparados para os próximos projetos que vêm por aí, desenhamos um retrato de 2022, uma retrospectiva do que de mais importante aconteceu por aqui; afinal, recordar é viver! Lembraremos a seguir os nossos lançamentos, eventos e os destaques deste Blog. Confira um pouco do que fizemos em 2022 e prepare-se para 2023: em breve, grandes novidades!

História e poesia em cena


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No Dia da Consciência Negra e em celebração à chegada de nosso mais recente lançamento, "Uma temporada no Congo", de Aimé Césaire, o Blog da Temporal traz às leitoras e aos leitores que nos acompanham por aqui, em primeira mão, o trecho inicial do prefácio exclusivo dos tradutores João Vicente, Juliana Estanislau de Ataíde Mantovani e Maria da Glória Magalhães dos Reis à edição.

Trecho de "O presidente", obra de Thomas Bernhard


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Fevereiro é mês de celebrar Thomas Bernhard, nascido há mais de nove décadas, no ano de 1931. Crítico ávido de seu país, da cultura e da política austríacas, Bernhard tornou-se um autor fundamental para pensar tanto o século XX quanto o presente. Em sua obra, que inclui contos, romances e dramaturgias, Bernhard abordou temas como nacionalismo e antissemitismo na Áustria moderna. Para o autor, as críticas e o olhar reflexivo deveriam ser mantidos vivos também nos palcos e na literatura

Uma cena de “Mãe Coragem e seus filhos”, de Bertolt Brecht


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Nesta quinzena, o Blog traz a seus leitores um trecho da peça “Mãe Coragem e seus filhos”, escrita em 1941 pelo poeta, dramaturgo e homem de teatro alemão Bertolt Brecht (1898-1956), com a colaboração de Margarete Seffin (1908-1941). Brecht é uma das personalidades mais comentadas por Jean-Pierre Sarrazac em “Crítica do teatro I: da utopia ao desencanto”, lançado agora pela Temporal

Desemprego e precarização do trabalho no teatro de Plínio Marcos


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Nesta quinzena, trazemos para o Blog da Temporal um trecho da peça “Quando as máquinas param” (1967), de Plínio Marcos. Como em muitas de suas obras, os personagens da peça são trabalhadores do chamado subproletariado, isto é, aqueles que vivem na marginalidade, na informalidade e em condições precárias de trabalho, sem qualquer estabilidade

O teatro documental de Peter Weiss em um trecho de Marat/Sade


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Nesta quinzena, trazemos para o Blog um trecho da peça "Perseguição e assassinato de Jean-Paul Marat representados pelo grupo teatral do hospício de Charenton sob a direção do senhor de Sade", escrita a partir de 1963 pelo dramaturgo alemão Peter Weiss e estreada no ano seguinte em Berlim Ocidental

Viva Vianna


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Tal como Vianinha, Paulo Pontes [1940–1976] foi um homem de teatro. Um exemplo de amor à cultura de seu povo. Tal como Vianinha, Paulo Pontes morreu prematuramente. Pouco depois de seu colega e amigo. Vítima do mesmo mal. No texto seguinte, Paulo Pontes conta a história de seu encontro com Vianinha. A amizade, o trabalho. Sobretudo, Paulo Pontes dá seu depoimento a respeito da figura e da obra de Oduvaldo Vianna Filho.

A utopia dos estudantes chilenos em uma cena de Andrés Kalawski


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Nesta quinzena compartilhamos um trecho da oitava cena de Diez mil cosas [Dez mil coisas], peça do dramaturgo chileno Andrés Kalawski Isla. Tematizando os acontecimentos do movimento estudantil chileno entre 2011–12, a ação da peça busca compreensão do contexto político-social sem, no entanto, valer-se de explicações teóricas ou didatismos. Um dos expoentes do teatro latino-americano contemporâneo, Kalawski faz uso de uma linguagem simples e ao mesmo tempo profunda, mobilizando episódios reais, para ampliar os sentidos e levar ao primeiro plano a experiência humana em si e sua relação com a ideologia e o amor.

Manifesto pela valorização da leitura de textos teatrais


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Diante do contexto atual, para celebrar o Dia Internacional do Teatro, a Temporal em conjunto com editoras parceiras convidam à leitura e ao apoio de um manifesto pela leitura de textos teatrais no Brasil

Um trecho do humor de Albee: conheça "Três mulheres altas"


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Para encerrar o ano, nosso blog traz aos leitores e leitoras uma passagem da peça “Três mulheres altas” escrita no início dos anos 1990 pelo dramaturgo estadunidense Edward Albee (1928–2016) e lançada em 1994

Vianinha no CPC: um trecho da primeira experiência teatral para o povo


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Com esta cena de "A mais valia vai acabar, seu Edgar", o blog da Temporal traz um trecho do trabalho de Vianna no CPC, desenvolvido anteriormente às peças "Rasga coração", "Papa Highirte" e "A longa noite de Cristal"

A atualidade de Augusto Boal: uma cena de "Revolução na América do Sul"


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Dando continuidade à seção dedicada aos trechos de peças teatrais, que iniciamos há um mês com uma passagem de “A gaivota”, de Tchékhov, hoje trazemos aos leitores uma cena da peça "Revolução na América do Sul", de Augusto Boal (1931–2009)

"A gaivota" e as preocupações sociais de Tchékhov


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Hoje, no Blog da Temporal, inauguramos uma seção de trechos teatrais com o objetivo de expandir, para além de nosso próprio catálogo, a discussão da dramaturgia contemporânea. No que diz respeito às referências e às influências dos autores contemporâneos, as obras canônicas podem nos dar pistas e aprofundar o entendimento dos textos atuais. O primeiro trecho selecionado é de "A gaivota", de Anton Tchékhov (1860-1904)